quinta-feira, 10 de maio de 2012

Soja


Glycine max L.Leguminoseae.

A soja é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Além do seu valor nutricional, o Gérmen de Soja NatusFlora é enrriquecido com Isoflavonas que são fito-hormônios utilizados nos sintomas ligados ao climatério.

O Germen de Soja é um produto natural de soja que foi separado do grão in natura e especialmente enriquecido com isoflavonas (fitormonios) para proporcionar benefícios ainda maiores do que aqueles obtidos com a ingestão regular de soja.

Os benefícios para a saúde provenientes do consumo de soja já foram demonstrados em diversos estudos científicos nacionais e internacionais, pois além do seu valor nutricional, a soja, particularmente alguns de seus constituintes como as isoflavonas, conferem efeitos benéficos para o organismo durante e após a menopausa, auxiliam na prevenção da osteoporose e doenças cardiovasculares.

Fitormonios são substâncias vegetais com ação similar à dos hormônios, definidos como esteróides que ocorrem naturalmente em plantas e podem exercer efeitos similares aos dos estrogênios humanos.

Os principais fitoestrógenos são as isoflavonas e lignanas. As isoflavonas, particularmente a genisteína e daidzeína são as principais responsáveis pela redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, diminuindo com isto o risco de doenças cardiovasculares. Também ajudam na prevenção da osteoporose, já que estudos clínicos têm demonstrado que o consumo prolongado de soja com elevado conteúdo de isoflavonas, pode aumentar significativamente o conteúdo de minerais nos ossos.



 Outro papel importante destes compostos é na prevenção e controle dos sintomas da menopausa como suores noturnos e ondas de calor. Pesquisas têm demonstrado que a incidência de sintomas da menopausa é muito menor em mulheres asiáticas (alimentação rica em soja) do que entre as ocidentais. Estudos publicado em revistas científicas importantes, relatam também uma ligação entre o consumo de soja e a redução do risco de alguns tipos de câncer, como o de mama, pulmão, cólon, reto, estômago e próstata.

Porque as isoflavonas presentes no gérmen de soja podem prevenir e até mesmo controlar doenças?
As isoflavonas, principalmente genisteína e daidzeína, são estrógenos fracos, 1.000 a 100.000 vezes mais fracos do que estrogênio humano, porém com estrutura química muito similar. Desta forma, estes compostos funcionam como antiestrogênios porque competem com o estrogênio humano pela ligação nos receptores de estrogênio no organismo, impedindo que estrógenos mais potentes, como aqueles produzidos pelo corpo humano, tenha efeitos prejudiciais. Como elevados níveis de estrogênio sangüíneo estão relacionados com altos fatores de risco para câncer de mama, o uso de estrógenos fracos têm sido indicado como agente protetor contra essa forma de enfermidade. Isto explica, em parte porque populações que consomem quantidades significativas de soja, como as do sudoeste asiático, têm baixa incidência de câncer de mama.

Produto fácil de se encontra é achado em grãos, em pó ou ate mesmo em capsulas. Agora que já sabe os beneficio de se consumir  a soja é só escolher qual o tipo que de agrada mais.

No link abaixo encontrara o produto falado neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo carinho e atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.