quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tipo de pele

Tipos de pele.
Muita gente acha que tem um tipo determinado de pele.
Mais na realidade, muitos não sabem como indentificar de fato.

A maior parte dos especialistas distinguem 5 tipos de pele: A pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca.
Cada tipo de pele tem as suas características particulares que requerem cuidados diferentes.

Pele Normal.
A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

Pele Oleosa.
Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior actividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.

A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas.

Pele Seca.
De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.

Pele Mista.
Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns.
Como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa.
Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas).

Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.

Pele Sensível.
A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar.

Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.

Como saber qual o tipo de pele que você tem ?

Se você não conseguiu descobrir o seu tipo de pele depois de ler as características listadas acima ?
Aqui fica uma dica que o pode ajudar.

Tudo o que você precisa é de um lenço seco e limpo para limpar o rosto.
Ao acordar de manhã, limpe o rosto com o seu lenço e olhe para ele.

Aqueles que têm pele normal. Vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica.

Os que têm pele oleosa. Vão ver que seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele.

Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa.
No entanto se houver óleo apenas no centro a sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você verificar que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas.

Se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura.
O mais certo é que você tenha pele seca.

Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com coceira.

O ideal é procurar um profissional do ramo, para que seja feita uma avaliação da pele.
Na qual será indicado, o tipo certo de produtos que podem ser usados ou não.

Espero que tenham gostado da dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo carinho e atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.